sábado, 30 de julho de 2011

Despertar 2011: Uma noite de louvor e edificação

Sex, 22 de Julho de 2011 09:18
altO noite da última quinta-feira do Despertar começou em um clima aconchegante de aproximação e comunhão entre os irmãos. A juventude começou o culto com um momento de oração uns pelos outros, reconhecendo em oração que estavam ali porque a presença de Deus é melhor que a vida e desejando serem aqueles a quem Deus procura, aqueles que o adoram em Espírito e em verdade.
A noite seguiu com um momento de louvor e adoração que contou com a participação do Paulo César Baruk, que chamou a atenção dos presentes para o fato de que apesar de muitos ali já terem participado de inúmeros congressos, Deus os chamou mais uma vez a estarem atentos ao que seria dito ali. Afinal, poderiam viver sem conhecer muitas pessoas, mas ”ninguém pode viver seus dias sem conhecer Jesus de perto".

Logo depois aconteceu uma encenação que abordou o tema da auto-suficiência do ímpio a partir do texto de Salmos 10.4: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. O esquete teve tom descontraído e revelou cenas da vida de uma jovem que, acreditando ser auto-suficiente, passa por circunstâncias difíceis e corriqueiras pensando estar lutando suas lutas sozinha quando, na verdade, Deus sempre a ajuda em todas as suas dificuldades diárias, socorrendo-a. Tal jovem atribuía a si mesma todo o mérito das boas coisas que lhe aconteciam, sem reconhecer a ação de Deus, mesmo quando ora a Ele pedindo que a ajude, e Ele atende à sua oração.

A peça termina, mas o tema prossegue de forma surpreendente com o testemunho de um jovem que possui uma história parecida com a da personagem. Trata-se do testemunho de um ateu que se converteu. Jonas conta que antes via Jesus apenas como um sábio, digno de ser seguido, mas que conheceu a este Deus especialmente através da vida de seu irmão, que havia se convertido e cujo amor o impactou grandemente. O jovem define sua experiência como um milagre de Deus, o qual tornou possível que alguém como ele (ateu) cresse em Jesus e experimentasse do seu perdão. Seu testemunho termina com uma frase emocionada que diz: “Deus não faz sentido, porque Deus é o sentido”.

Em seguida foi realizado um momento de oração com o pastor Michel Piragine e um novo momento de louvor e adoração com a participação de Paulo César Baruk. O culto então segue com a apresentação do preletor da noite, o pastor chileno Ulisses Oyarzún, que atua na Guatemala.

O pastor, com o seu inconfundível portunhol e com muito bom humor, começa a mensagem falando sobre a importância dos jovens na obra de Deus. Neste sentido cita passagens bíblicas em que os jovens ocupam papéis de grande importância: Quando serviram no tempo de Moisés como sacerdotes, pois estes ainda não existiam. E no livro de Atos, capítulo 5, quando Paulo falou a Ananias e Safira e eles caíram mortos, foram os jovens que os carregaram.  

Ulisses então apresenta o tema da mensagem: "A vida é difícil, mas eu sou feito de Kristonita".  A mensagem falou a respeito dos duros golpes que todos levam na vida, que muitas vezes chegam a tirar o oxigênio de uma pessoa. Ele apresenta então o que disse Paulo a respeito de como o ser humano deve se comportar nestas situações: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Coríntios 15.58).

Firmes, constantes e sempre abundantes são os três pontos ressaltados pelo preletor como atitudes importantes a serem tomadas quando se leva duros golpes na vida. Ele passa então a falar a respeito do que é ser firme. Para tanto, usa como exemplo a circunstância em que se encontrava o povo de Israel quando fugia dos egípcios: Estava diante de um grande mar sem ter para onde ir quando Moisés convida o povo a ficar tranquilo, porque Deus lutaria esta luta por ele. Permanecer firme significaria então estar tranquilo - até quando lhe falta o oxigênio - é confiar em Deus. Ulisses também chama a atenção para o fato de que, quando alguém recebe um duro golpe, este não é o momento certo para tomar decisões e sim para esperar, esperar que Deus lute por você.

O segundo ponto abordado na mensagem é a constância sugerida por Paulo. A constância é definida pelo preletor como a soma de pequenos esforços que levam o indivíduo ao êxito, ressaltando então a importância de cada um destes esforços. A constância na confiança em Deus é também um desafio apresentado pelo pastor, que afirma que o momento oportuno para agir é quando a pessoa é movida por suas convicções e não por suas necessidades.  Sendo o primeiro momento, o de esperar, e só então vem o segundo, o de caminhar.

O terceiro e último ponto abordado pelo pastor foi a abundância sempre presente. Ulisses ressalta a importância de se lembrar que Cristo está presente nas vidas tanto nos dias difíceis como nos dias de satisfação, lembrando que isto o próprio Jesus prometeu. Ele também chamou a atenção para o fato de os momentos mais difíceis serem os mesmos momentos em que as pessoas mais crescem espiritualmente muitas das vezes, e citou então a parábola do semeador, que semeia com lágrimas, como retrato dos momentos em que o homem permanece firme e constante em meio à dor.

Em seguida, Ulisses orou por aqueles que tem enfrentado momentos de dor, e terminou a mensagem citando a fala de um filme muito conhecido, Rocky Balboa, na qual o personagem principal dirige-se a seu filho e lhe diz que as pessoas realmente fortes são aquelas que, ainda que tenham recebido duros golpes e tenham caído, voltam a levantar-se uma vez e depois outra vez e mais outra vez.
Após a mensagem houve mais um momento de louvor com César Baruk e, logo depois foi encerrada a celebração.

O despertar continua hoje, e você pode ver as celebrações ao vivo pela internet pelo site da PIB de Curitiba - www.pibcuritiba.org.br
Autorizamos a reprodução deste conteúdo única e exclusivamente se a fonte for citada como Convenção Batista Brasileira e com a inclusão do link para www.batistas.com (na internet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário